Orçamento Participativo Jovem

OPJ

O Orçamento Participativo Jovem (OPJ) é uma iniciativa do Pelouro da Juventude da Câmara Municipal de Rio Maior, onde podes participar dando o teu contributo para projetos que gostarias de ver implementados no teu concelho.
Todos os jovens podem apresentar 2 propostas que contenham ideias a desenvolver no concelho e que sejam de interesse coletivo. Posteriormente, a Comissão de Análise Técnica procederá à análise das propostas e consequentemente à sua admissão ou exclusão.
As propostas admitidas irão ser colocadas à votação dos jovens (14 aos 35 anos), que se inscrevam para o efeito em www.participa.cm-riomaior.pt. Por fim, a Câmara Municipal, assegura a implementação da proposta Vencedora para ser concretizada.

O que podes propor?

Podem ser apresentadas propostas que os jovens considerem essenciais para o desenvolvimento de Rio Maior, sendo que o valor estimado para a sua implementação nunca poderá ser superior a 12.000,00€. As propostas podem incidir em todas as áreas de competência do Município, podendo promover investimentos, a criação de programas ou atividades e projetos imateriais transversais a todo ou a parte do concelho.
Há um formulário disponível em anexo que te pede toda a informação necessária.

As propostas devem identificar o local da intervenção, estar(em) devidamente fundamentada(s), ser(em) tecnicamente exequível(is), realçando os seus objectivos, os destinatários e os benefícios para a população.

Entrega das propostas

As propostas podem ser entregues entre dia 1 de maio e dia 31 de julho de 2017. Para isso só tens que aceder a participa.cm-riomaior.pt.

Avaliação

Durante o mês de agosto e primeiros 15 dias de setembro a Comissão de análise técnica verificará se todas as propostas entregues obedecem aos critérios constantes no regulamento. As propostas aceites serão disponibilizadas para serem consultadas no site juventude.cm-riomaior.pt entre a 2.ª quinzena de setembro e a 1ª semana de outubro de 2017.

Quem pode votar?

Todos os jovens que tenham entre 14 e 35 anos trabalhadores, estudantes ou residentes no Concelho de Rio Maior, que efetuem a sua inscrição no portal participa.cm-riomaior.pt até ao dia 30 de setembro de 2017.
Todos os jovens têm direito a um voto.

Como e onde votar?

A votação acontece na 2ª semana de outubro de 2017 e podes votar na tua Junta de Freguesia, no Serviço de Juventude ou on-line no portal participa.cm-riomaior.pt.

Resultados

Os resultados da votação são divulgados no primeiro dia útil após o termino da votação e a sua apresentação formal será realizada no mês de novembro, em data a divulgar oportunamente.

logos footer

Contatos

Pelouro da Juventude
Cineteatro - Largo Aires de Sá
2040-313 Rio Maior

243 999 350 | juventude@cm-riomaior.pt

© Gabinete Comunicação e Imagem CMRM